Soluções Sustentáveis
para a Construção Civil

FECONATI- Feira da Construção Sustentável em 2016 Acontece na Semana do Meio Ambiente

Publicado em 11/04/2016


E por que não falar de Sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente? Considerando que a Segunda Edição da Feconati foi um sucesso em 2015, resolvemos realizar a feira em junho e estarmos entre as comemorações de conscientização que acontece em todo país e em todo mundo em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho.

Cada vez mais há a preocupação com a construção sustentável, estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais.

A proposta da Feconati- Feira da Construção Sustentável que chega a sua terceira edição é apresentar soluções que minimizem esses impactos na natureza. Somos o canal inovador que aposta e proporciona espaços para as empresas deste setor apresentar seus produtos ao seu publico alvo e de interesse: construtores, engenheiros e arquitetos.

As tendências atuais em relação ao tema da construção sustentável caminham em duas direções. De um lado, centros de pesquisa em tecnologias alternativas pregam o resgate de materiais e tecnologias vernáculas com o uso da terra crua, da palha, da pedra, do bambu, entre outros materiais naturais e pouco processados a serem organizados em ecovilas e comunidades alternativas é a chamada Bioarquitetura, apresentada na Feconati na edição de 2015. Na outra via, empresários apostam em "empreendimentos verdes", com as certificações, tanto no âmbito da edificação quanto no âmbito do urbano.

A tendência é aumentar a cada ano, já que se sabe que investir em construções sustentáveis aumenta o bem estar, o conforto e a produtividade, além de melhorar as condições do Meio Ambiente e evitar desperdícios de recursos naturais. Atualmente são investidos no Brasil cerca de R$ 13 bilhões em construção verde e investir em sustentabilidade é agregar valor ao empreendimento e diminuir o custo operacional tendo o retorno do investimento de seis meses a um ano. Os benefícios em investir em construção verde é reduzir no consumo de água e energia, custo operacional mais baixo, benefícios para o Meio Ambiente, benefícios para a saúde e para os setores corporativos.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Seja um expositor - FECONATI - Feira de Construção de Atibaia

Patrocinadores:

Feconati recebe Selo Verde evento sustentável