Soluções Sustentáveis para a Construção Civil

Primeiro “banco sustentável” do Brasil marca presença na Feconati

Publicado em 08/05/2014

Imagem do Artigo Primeiro “banco sustentável” do Brasil marca presença na Feconati

Feira da Construção de Atibaia traz Sicredi como parceiro; evento acontece nos próximos dias 22, 23, 24 e 25 de maio e tem como tema “Podemos construir um mundo mais sustentável” }

Focada no mundo da sustentabilidade, a Feconati 2014  - Feira da Construção de Atibaia – buscou parceiros que tivessem os mesmos objetivos – olhar a mundo por um viés mais sustentável. Entre os destaques da feira está o Sicredi, empresa tradicional fundada em 1902 e presente em 10 estados brasileiros. Trata-se do primeiro sistema cooperativo de crédito a adotar uma Política de Sustentabilidade, que norteia decisões e estratégias relacionadas a produtos, serviços, processos e pessoas.

Mauricio Machado, assessor de comunicação e marketing da empresa explica como funciona o processo. Pela sua forma e natureza jurídica própria e em razão de seus princípios, as cooperativas têm em sua essência a sustentabilidade.  “Em 2011, o Sicredi formalizou, através da Política de Sustentabilidade, o seu compromisso em gerar resultado econômico ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas com as quais interage. Este posicionamento está alinhado com os princípios do cooperativismo, que preveem a satisfação das necessidades econômicas em equilíbrio com as sociais”, afirma. “Aqui temos produtos e serviços de banco, mas com valores diferentes”, acrescenta.
A Política de Sustentabilidade do Sicredi visa gerar diretrizes para explicitar as boas práticas sustentáveis, além de procurar envolver cada vez mais seu público de relacionamento: associados, dirigentes, colaboradores, parceiros, fornecedores e sociedade em geral. Ela acontece sob três aspectos:
Produtos e Serviços Sustentáveis: o Sicredi promove junto às áreas de Negócios e Serviços a necessidade de estudar a viabilidade de produtos e serviços socioambientais, tais como linhas de financiamento ou produtos com foco socioambiental, concedidos de acordo com o risco socioambiental, fundos socialmente responsáveis, produtos e serviços que fomentem a inclusão da população de baixa renda no sistema financeiro nacional. O banco também fomenta junto às áreas de Produtos e Serviços a necessidade da criação de materiais e ações que comuniquem, com transparência e linguagem simples, aos associados, as características dos produtos e serviços do Sicredi.

Processos Sustentáveis: define critérios socioambientais nos processos de compras e contratação de serviços; racionaliza procedimentos operacionais visando promover a máxima eficiência no uso dos recursos naturais e de materiais deles derivados, utilizando-se do conceito de ecoeficiência; contribui com a Política de Segurança da Informação, com o Regulamento de Gestão e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e demais normativos que visem à segurança dos dados dos associados e padrões éticos de atuação de colaboradores.

Pessoas pela Sustentabilidade: fomenta o desenvolvimento de programas de educação e sensibilização em sustentabilidade para públicos de relacionamento; oportuniza a participação no Programa A União Faz a Vida e no programa de difusão do cooperativismo de crédito, o Crescer, bem como em outros projetos de educação, cultura e esporte, desenvolvidos e/ou acompanhados pela Fundação Sicredi; estimula o uso consciente de serviços financeiros por meio de educação financeira; engaja continuamente seus públicos para a prática da sustentabilidade.

Feconati 2014

Quer saber mais sobre esta empresa e diversas outras que fazem a diferença para um mundo mais sustentável? Visite a Feconati – Feira da Construção de Atibaia nos próximos dias 22, 23, 24 e 25 de maio. Com o tema “Podemos construir um mundo mais sustentável”, a feira traz uma série de palestras e eventos paralelos que visam transformar o seu modo de ver a construção civil, que pode sim, desenvolver-se em sintonia com o planeta.
Confira a programação completa no site www.feconati.com.br

Seja um expositor - FECONATI - Feira de Construção de Atibaia

Especial Feconati

Revista Premium Magazine Especial Feconati

Patrocinadores:

Feconati recebe Selo Verde evento sustentável